DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA CADA UM DE NÓS.

(João 10:10b.)"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"!

Pr.Vagner Moraes

Pr.Vagner Moraes

Translate

quinta-feira, 31 de março de 2011

“PALESTRA PARA JOVENS E ADOLESCENTES”

                                   
“PALESTRA PARA JOVENS E ADOLESCENTES” Pastoral da família cristã. Tema: “O NAMORO CRISTÃO NESSA GERAÇÃO”





 IGREJA PENTECOSTAL PROJETO VIDA EM BOA TERRA
                                                                                                                             Rua : Irlando Régis, Lote Nº46 Jardim Monteiro Boa Terra – Campo Grande/RJ  Ponto de referencia: em frente ao campo de futebol do Boa Terra no final da rua Irlando Régis

 O Namoro  e o  AMOR
O namoro é o tempo de conhecer o coração do outro, e não o seu corpo; é o momento de explorar a sua alma, e não o seu físico.

Namoro é a demonstração pura do amor e carinho para com o outro. Namoro é tempo de crescer a dois. Amar é dar-se ao outro integralmente, gratuitamente para completá-lo e construí-lo.
E para isto é preciso que você se renuncie, se esqueça.

A felicidade verdadeira se constrói quando fazemos o outro feliz; quando amamos.
E a virtude que gera o verdadeiro amor é a renúncia a si mesmo.
“O amor é paciente, o amor é bondoso”. Não tem inveja.
O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso.

Namorar é dialogar. O diálogo é mais do que uma conversa; é um encontro de almas em busca do conhecimento e do crescimento mútuo. É pelo diálogo que o casal aprende a se conhecer, ajudam-se mutuamente a corrigir as suas falhas, vencem as dificuldades, cultivam o amor e se unem cada vez mais.

“Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito” (I Jo 4,12).
O amor tem muitas faces: a compreensão, a aceitação do outro, o perdão, a busca da verdade, a paciência, a sinceridade, a fidelidade, a bondade, e tudo o que faz o outro crescer.                                                                                    
( I Cor 13 NTLH )                                                                                                                                 13:1              Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de sino.   13:2     Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.                                                                                                                                                                   13:3  Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.                                                                                                                         13:4 Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.         
13:5 Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.   
13:6 Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.                                                                  
 13:7 Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.                                                                                                                                                 13:8  O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará.                                                                   
13:9  Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos.                                                                                                              
 13:10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.                                                                                                                                                        13:11  Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança.                                                                                                                  13:12 O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.                                                                                                    
13:13   Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.
A primeira exigência do amor é aceitar o outro como ele é com todas as suas qualidades e defeitos. Só assim você poderá ajudá-lo a crescer, amando-o como ele é, pois “amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido”.
O amor para ser forte e vivo, deve ser renovado a cada dia com expressões e gestos sinceros.

Você deve conquistar o outro a cada dia!

Ser fiel ao outro não quer dizer apenas não ter outro parceiro; é muito mais do que isto, é ser verdadeiro em tudo. Não ser fingido, mascarado, mas autêntico, sincero.

                 Dicas para o Namoro Cristão

Muitos são os jovens cristãos que quando estão namorando se sentem prejudicados em seu lazer porque não podem frequentar tantos lugares como os casais que não tem uma vida com Deus. Porém, existem diversos programas divertidos e sadios que podem e devem fazer parte da vida de um casal cristão. Se os namorados deixam de ir ao cinema para assistir a um bom filme por medo de pecar é porque de fato eles não estão preparados para assumir um relacionamento.
Afinal se eles estiverem sempre se lembrando que são templos do Espírito Santo irão andar em comunhão com Deus e fazer de tudo para negar a si mesmo e obedecer a vontade do Pai. A Bíblia diz: no livro de 1 Coríntios 6.12: “Todas as cousas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as cousas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”
Esta situação é antes de tudo um problema conceitual. “Precisamos saber em primeiro lugar, o que é namoro?  segundo o que Deus espera de um namoro? Temos observado que boa parte de nossos jovens e adolescentes iniciam relacionamentos sem estas análises.
Em alguns casos, veremos jovens que saberão responder muito bem a estas perguntas mas, na prática terão um comportamento diferente, pois a pressão externa é muito apelativa como por exemplo a mídia e os amigos sem falar na pressão interna que dorme e levanta todos os dias com eles a sua natureza humana. Eu quero lembrar que o namoro é algo muito sério e vai afetar diversas áreas da vida de uma pessoa, inclusive a intimidade com Deus. “
Cada vez mais vejo pré-adolescentes com permissão de seus pais começarem namoros prematuros e estamos falando de dois indivíduos cheios de hormônios, apaixonados, trocando caricias e experimentando a sensação do beijo na boca. Quero destacar que beijo na boca é algo íntimo. Digamos que este relacionamento consiga sobreviver a uns cinco anos, dá para imaginar a luta? O rapaz  agora só tem 19 ou 20 anos, não dá para se casar tão rápido, afinal ele vai tentar ainda o primeiro emprego. Mesmo assim, surgem as pressões internas e externas como a família, igreja, vizinhos...”
Eu costumo atender a jovens casais com problemas conjugais porque se casaram sem estarem preparados e sim cansados de tanta pressão. Esta pressão toda não deve fazer com que se tome uma das atitudes mais importantes de sua vida apenas para fugir das tentações.
Sobre isso eu deixo um conselho bem explicito: “Você, que está apaixonado(a), tente controlar seus impulsos, se não está conseguindo quero alertá-lo(a), Deus não saiu para fazer um cafezinho como o seu pai e a sua mãe, nem vai ao mercado repor as compras, ele permanece aí na sala, varanda ou portão junto com vocês.
Somos a morada do Santíssimo e Ele está interessado em aprovar o seu namoro. Não facilite, evite lugares desertos, vá ao Zôo, Museu, a Praia, churrascaria, rodízio de massas, procurem estar acompanhados de amigos, mas quando tudo isso não for possível, lembre-se que vocês estão na presença do Senhor. Sugiro que invistam tempo orando, estudando a Bíblia e conversando. Construindo um relacionamento equilibrado onde a amizade seja desenvolvida , a final, o namoro deve seguir em frente, até que esteja maduro o suficiente para o casamento. Mas para isso também é preciso estudar ter uma boa colocação na vida para ter um emprego digno e estável.                                                                                                                                                  OBS:
Namorar é gostoso. Se for escondido é mais gostoso ainda. Namorar no escuro, encostado no muro, bem abraçadinho, com a mão boba (de ambos) ninguém tá vendo é uma delícia; Mas, tudo que se planta, tem colheita, mesmo achando que, o que plantou foi pouca coisa ou que “não tem nada haver”.
Sobre o namoro recomendo 6 coisas para aqueles que são cristão.
1 – Antes de iniciar um namoro, peça confirmação da Benção de Deus e de seus pais.
2 – O desejo de casar deve vir acompanhado da necessidade de conhecer e bem o noivo (a), os familiares próximos. Saber se é de boa índole e principalmente Homem (Mulher) de Deus. Os pais com certeza revelam quem são seus filhos.
3 – Se os pretendentes a namoro forem de pouca idade, com pouca ou sem condições financeiras, intelectuais e psicológicas, não iniciem o namoro. Pois, namorar por namorar é dar inicio a festa da carne.
4 – Não demore a casar. Se pretende terminar os estudos pra depois casar, mas o tempo de estudo ultrapassa os 3 anos de namoro/noivado, então, esqueça o namoro ou esqueça os estudos, pois acabara casando sem terminar os estudos e o que é pior pode vir a fornicar.
5 – Além da preocupação com a vida espiritual do(a) pretendente, preocupe-se também com o nível cultural e intelectual dele(a). Nem todos são capazes de suportar cobranças do parceiro para outro falar ou escrever correto.
6 – Deixe bem claro qual o propósito de cada um em relação a obra de Deus; Se há desejo de pastorado, missões, levita, musico, etc... tudo isso tem que ser comunicado e bem resolvido no início do namoro.                                                                                                              
                                                                                                      
Pastor  Vagner morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixem aqui os seus comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.