DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA CADA UM DE NÓS.

(João 10:10b.)"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"!

Pr.Vagner Moraes

Pr.Vagner Moraes

Translate

terça-feira, 29 de junho de 2010

DESCASO DA SAÚDE PÚBLICA COM A POPULAÇÃO MASCULINA




CÂNCER DE PRÓSTATA

Há alguns anos, o sistema público de saúde tem disponibilizado à população a realização do exame de prevenção do câncer de próstata. Porém, a demanda ainda é insignificante, possivelmente em decorrência do homem não ter hábito de buscar o serviço de saúde, nem mesmo na vigência de queixas. Quando se trata de exame dessa natureza, a adoção dessa conduta preventiva é bloqueada também pelo preconceito, além do déficit de educação sanitária da população inerente à prevenção.
Nessa linha de raciocínio, observou-se que, no atendimento ambulatorial à clientela hipertensa e/ou diabética de uma instituição pública, a maioria dos atendidos não realizava a prevenção da doença, aparentava desconhecer a etiologia e possíveis sinais e sintomas característicos, bem como a conduta para detectá-la precocemente.
Todavia, o fato mais preocupante é que muitos profissionais de saúde – enfermeiros e médicos – não orientavam esses clientes para o exame de prevenção do câncer de próstata, uma vez que esses clientes eram acompanhados sistematicamente pela equipe de saúde a fim de serem controlados os seus próprios problemas de saúde hipertensão e/ou diabetes. Além desse controle, há uma recomendação do Ministério da Saúde para a realização anual dessa conduta pela clientela com idade a partir dos 40 anos.
Quero ver junto as autoridades da saúde um basta nisso.Pois eu vejo que a solução seria colocar mais médicos profissionais da especialidade em postos de saúdes nos bairros,voltados para os homens,junto a campanhas anuais sobre o câncer de próstata.
Porque o que estamos vendo é postos de saúdes dando encaminhamento para hospitais longe,onde o encaminhado desiste devido ser longe a locomoção , por falta de dinheiro para a passagem e terem que acordar de madrugada e ainda enfrentar filas quilométricas e o que é pior quando chegam a ir não conseguem fazer o exame.Junte tudo isso aliado ao preconceito.
Que vergonha ,chega de descaso com os homens que em média segundo pesquisas morrem 7 anos mais jovens que as mulheres

Estou no aguardo de soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixem aqui os seus comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.