DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA CADA UM DE NÓS.

(João 10:10b.)"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"!

Pr.Vagner Moraes

Pr.Vagner Moraes

Translate

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ÉFESO.



.O Capítulo 19 de Atos dos Apóstolos fala sobre o importante ministério de Paulo em Éfeso. No capítulo anterior somos informados que durante três meses ele havia pregado na sinagoga daquela cidade. Agora, por um período de 2 anos ele dedica sua ação a partir desta importante metrópole: ÉFESO

 A narrativa começa com a descrição do encontro de Paulo com alguns discípulos cujo conhecimento era distorcido e sua experiência era apens com o batismo de João.               (ATOS 19: 2 - 4 )– Paulo perguntou para aqueles crentes se eles já tinham recebido o Espirito Santo, o curioso aqui é a resposta deles; Primeiro: Não e segundo: nem sequer ouvimos que haja Espirito Santo. É fácil entender as respostas dos crentes de Efeso, pois nesta época não havia a Bíblia o conhecimento era o conhecimento judaico, firmado no Velho Testamento. IICo. 3: 13 – 18. Hoje com todo conhecimento, a quantidade de livros que existe por ai todos os crentes tem Bíblia, existe um igreja evangélica em cada esquina e o que sabemos sobre o Espirito Santo. Quantos podem dizer verdadeiramente que conhece o Espirito Santo, quantos tem realmente experiência pessoal com o Espirito Santo. O Espirito Santo hoje na vida de muitos é pura emoção. O Espirito Santo não é pregado e ensinado e pouco se fala Dele nas igrejas.                                                                     

Eram somente batizados no batismo de João Batista, ou seja, o batismo por imersão. Este batismo é fundamental no processo de Salvação e é necessário Mt. 3:13-15 e todos que aceita a Jesus tem que passar por este batismo. Mc. 16: 16. Mas o crente não deve se conformar só com este batismo,Jô.3:1-5 pois o batismo do Espirito Santo é o complemento para o crente poder entrar de vez no Reino de Deus, e participar de todas as bênçãos nas regiões celestiais.
ATOS 19: 5 – 7 – Observamos aqui que eles primeiro ouviram a mensagem e logo foram batizados no Espirito em nome de Jesus Atos 10: 24 – 47, mas devemos observar para que o Espirito Santo se manifestasse Paulo precisou impor as mãos sobre eles. A igreja hoje precisa de homens com autoridade, homens que imponham as mãos para a manifestação do Espirito para  curar enfermos e expulsarem demônios.
Depois, temos um relato geral das circunstâncias que envolveram o ministério paulino em Éfeso:
1- Pregação por três meses na sinagoga, com enfoque no Reino de Deus:                                                                
Paulo nos dá um exemplo de perseverança , depois de tanto tentar por todos os lugares que passava Paulo insistia em pregar pelas sinagogas, sempre tentando salvar alguns judeus. Sofrendo perseguição, aflição e tribulações Paulo não desistia nunca.
2- Resistência dos judeus e transferência dos encontros de discipulado para a escola de Tirano:                                                                                                                                             
3- Posso mudar de local mais não posso mudar ou perder o foco:                                                          
Aprendo com o Apóstolo Paulo que as estratégias e recursos precisam ser moldados para dar lugar ao que é central: O anúncio do Reino e a instrução dos novos discípulos. Se não é possível na sinagoga, aluguemos a escola de Tirano, mas a obra não pode parar.
4- Paulo investe no discipulado, dedicou tempo( 2 anos):                                                                                                    
Sou motivado a crer que a dedicação a longo prazo gera impacto maior e mais consistente, como foi o resultado do ministério mais extenso de Paulo em Éfeso.  Vemos aqui a força do poder de Deus e a ação tremenda do Espirito Santo, dois anos Paulo pregou naquele lugar e toda Ásia recebeu a mensagem de Jesus.
ATOS 19: 11 – Paulo era o vaso, era o instrumento era a pessoa pela qual Deus manifestava a sua Glória e o seu Poder. 
"Pai amado, venha o teu Reino e seja feita a tua vontade como Jesus nos ensinou a orar. A ti adoro, ò Rei, e te peço o poder e autoridade e as estratégias e os recursos vindos de ti para cumprir o meu chamado e ser-lhe fiel. Concede-me a alegria da colheita, como fizeste a teu filho Paulo em Éfeso. Em nome de Jesus, Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixem aqui os seus comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.