DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA CADA UM DE NÓS.

(João 10:10b.)"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"!

Pr.Vagner Moraes

Pr.Vagner Moraes

Translate

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LIDER PASTOR UM MINISTERIO DE SOLIDÃO!

“Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito.”(Sal. 25:16).


Não é fácil ser líder. Houve um tempo em que a melhor definição de líder era: “Aquele que inspira e leva as pessoas à ação, conseguindo delas o máximo de colaboração e o mínimo de oposição.” Hoje, a melhor definição poderia ser: “Líder é aquele contra o qual a maioria se opõe.” Vivemos em tempos de contestação. “Si hay líder, soy contra”, parece ser o grito universal dos povos.
Davi era o líder de Israel e pagou o preço da incompreensão e da solidão. Disse: “Estou sozinho e aflito.” Se você nunca teve que exercer um cargo de liderança e tomar decisões difíceis que envolvem outras pessoas, talvez não consiga entender a “solidão do líder”. As Escrituras não escondem as fraquezas e as tentações dos homens de Deus, até dos mais íntimos do Senhor. Noé, Abraão, Moisés, Davi, Elias e demais homens de Deus tiveram seus momentos de fraqueza, e alguns deles são vistos em momentos de depressão.
Se você quer ser leal à sua consciência e aos princípios bíblicos, verá muitas vezes que amigos e até membros de sua família se colocarão contra você. Isso dói. O salmista conhecia bem essa dor, porque seus filhos, Absalão, Amon e Adonias estavam contra ele e, junto a eles, Aitofel, um dos melhores amigos do rei.
Nessas horas de solidão e dor, aonde vai o líder ferido? Ele não pode desanimar nem esmorecer, nem fraquejar. Ele é o líder. Todos podem abandonar o barco, menos o capitão. Todos podem correr, fugir. O líder não. Mas ele não é apenas um ser humano como os outros? Não tem sentimentos, coração e sangue como os demais? Sim, mas quem se importa com isso?
O verso de (Salmos 25:16) nos dá a entender que há alguém que se importa. Por isso, a oração do salmista foi: “Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito.”
Aflição, do verbo hebraico Tsarah, significa dor psicológica e emocional. É com esse significado que a palavra aparece pela primeira vez em Gênesis 42:21, quando os irmãos de José, ao reconhecê-lo, disseram uns aos outros. “Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos.”
José era o líder abandonado e rejeitado. Como Davi e tantos outros. Talvez como eu e você hoje, diante das circunstâncias difíceis que está vivendo.
Mas Jesus está aí ao seu lado, disposto a dar-lhe forças para suportar as intrigas e maledicências da oposição. Não tema. Apenas diga como o salmista: “Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Pastores são como águias que voam sós e vivem nos céus distantes - acima dos problemas - mas cheios destes . Eis a razão porque os pastores aprendem a sofrer calados. Choram aos pés do Senhor confessando suas faltas. E gostariam de ter um amigo por perto. Mas, desabafar a quem? Arredios e acostumados a serem traídos, inteligentemente se calam. E sofrem. Gostariam de ter um amigo para conversar sobre sexo, dificuldades com a esposa, tentações, finanças, problemas pessoais, mas sofrem, ignorados, temendo o colega infiel. Pois podem ser traídos , prejudicados e ficarem refém dos mesmos.
Geralmente os obreiros que os cercam não o fazem como amigos ou companheiros de jugo, vivem de bajulações , aplaudem e elogiam em busca de cargos ou privilégios. Raramente encontra-se um amigo que viva o compromisso de ajudar o líder, sem interesse procurando ajuda-lo em amor.

Um comentário:

  1. Postagem que expressa uma realidade compartilhada por muitos, sim os que exercem seu pastorado com verdade e buscam realmente restaurar vidas em seus carácter deturbados pelo mundo, é óbvio que agindo assim somos seremos solitários, pois estaremos indo contra a maré. Parabéns pelo post, e realmente estamos em busca de amigo verdadeiro. PR. Marcelo.

    ResponderExcluir

deixem aqui os seus comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.