DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA CADA UM DE NÓS.

(João 10:10b.)"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"!

Pr.Vagner Moraes

Pr.Vagner Moraes

Translate

sábado, 5 de junho de 2010


“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:25



10:25 - nenhuma pessoa é uma Ilha, totalmente isolada. Num certo ponto assim podemos com-preender, no que se refere à responsabilidade de seus atos diante de Deus. Ninguém poderá assu-mir suas culpas e ninguém poderá substituí-lo nesta situação. Por outro lado não somos ilhas, te-mos que ter contato com outras pessoas e queria você ou não, somos influenciados bem como in-fluenciamos. Temos que ter em mente o seguinte: se esta influência que exercemos é boa ou má, aí é que está a grande responsabilidade, se somos verdadeiramente sal e luz do mundo.

Consideremos a seguinte ilustração:
Em certa ocasião Dwigth Moody visitou um homem em seu lar e encorajou-o a fazer de Cristo o ponto central, o ponto mais importante de sua vida. Mas este determinado homem argumentou que poderia ser tão bom crente tanto dentro quanto fora da igreja. Moody não deu nenhuma res-posta, mas deu um passo em direção à lareira e moveu uma brasa viva do meio do fogo e deixou-a de lado, sozinha, próxima do fogo, mas sozinha. Então aos poucos aquela brasa, perdeu seu bri-lho, seu calor e finalmente apagou-se toda. Os dois homem contemplaram a cena em absoluto si-lêncio. De repente o dono da casa exclama: Percebo! O grande dia se aproxima onde Cristo virá novamente para aqueles que incansavelmente esperam, o grande dia, o dia dos dias, o dia final de todos os dias, o dia finalizador de todos os dias, o dia da promoção do tempo para a eternidade, o dia em que para a igreja interromperá a noite do mundo presente. Aleluia!


Por Que Ir à Igreja?
Leitura: Hebreus 10:19-25

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação." - Hebreus 10:24-25
Numa carta dirigida ao editor de um jornal britânico, um homem expressou que ele não via nenhum sentido em ir à igreja todos os domingos. "Tenho assistido a cultos regularmente durante os últimos 30 anos," escreveu ele, "e durante todo este tempo ... Eu escutei pelo menos 3000 sermões. Mas, para minha consternação, descobri que não consigo me lembrar nem um deles. Interrogo-me pois se o tempo de um pastor não poderia ser mais proveitoso se gasto em qualquer outra coisa."

Aquela carta desencadeou muitas reações. Houve porém uma que continha o argumento decisivo: "Estou casado há 30 anos. Durante todo este tempo tomei 32,850 refeições - a maior parte preparadas pela minha esposa. De repente descobri que não consigo lembrar-me do menu de uma única refeição. Contudo, tenho a exata noção que sem elas teria morrido de fome há muito tempo atrás."

A Bíblia afirma que ir à igreja é importante, e a única advertência para o fazer aparece no contexto do perigo em abandonar esta prática (Hebreus 10:25). Precisamos de ajuda para manter a nossa fé e para reter firmemente essa esperança (v.23), bem como para amar e praticar boas obras (v.24). Da mesma maneira que o alimento físico nos mantém vivos e fortes, assim também a nutrição espiritual do ensino e comunhão são necessárias para a nossa sobrevivência.
PARA CONTINUAR A CRESCER EM CRISTO,CONTINUE FREQUENTANDO A IGREJA.
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:25
A igreja é lugar da habitação de Deus. Lugar de Amor; conforto; paz; perdão; unidade; exortação; edificação; ministração da Palavra. Lugar de disciplina e correção. Lugar de desenvolvimento da maturidade cristã.
Lugar de refúgio onde o aflito e deprimido encontra a cura de seus males. Lugar aglutinador (convergente) de diferentes pessoas de níveis sociais, raciais, intelectuais e ideológicos. Lugar de partilha material e comunhão espiritual.


A igreja deu início na época dos apóstolos e eles pregavam para que os irmão não abandonassem os cultos ( livro de Hebreus)
Jesus pregava em público porque ainda estava no início numa fase de transição para ser futuramente formada a igreja.Jesus estava iniciando a obra de Deus e Ele como O Maior líder,o Cabeça,não poderia ficar preso dentro de uma igreja mas tinha que sair por todo o Israel para divulgar o Evangelho que era as novas leis e sua obra de salvação na cruz do calvário.
E é muito estranho esse seu argumento para não querer ir para a igreja que é a casa
É importante que nos encorajemos uns aos outros para permanecermos firmes em nossa esperança de entrar na presença de Deus no céu. O Senhor deseja que os cristãos se reúnam regularmente de modo a encorajar uns aos outros ao amor e às boas obras. O escritor de Hebreus observa que alguns cristãos tinham parado de se reunir com os outros santos (10:23-25).


É! No deserto o povo hebreu se reunia no tabernáculo para oferecer culto comunitário (sacrifícios), não era? Bem mais tarde o rei Davi quis construir um templo, mas não o fez, porém seu filho rei Salomão o fez. Não vou nem falar o resto, porque já está em outras respostas. Parabéns, você deve passar os fins de semana em hospitais, orfanatos e asilos; ajudar os moradores de rua, como Dorcas confeccionar roupas para os nus, distribuir parte de sua renda entre os menos favorecidos. Que maravilha!!! Mais sem congregar-mos esta errado.temos que ter uma cobertura espiritual junto com a congregação e prestar o nosso culto em unidade de espírito.
Se a igreja é tudo isso porque muitos a abandonam? Por que muitos não dão satisfação e deixam de ir aos cultos e as atividades da igreja?
Vamos entender o que a Bíblia fala a respeito desses irmãos e como deve ser a atitude daqueles que continuam firmes no templo.
QUATRO TIPOS DE CORAÇÕES E SUAS REAÇÕES QUANDO A PALAVRA É SEMEADA (Mateus 13: 3-9, 18-23)
1. Beira do caminho. (Superficial) Ouve a palavra e não compreende. O maligno arrebata o que foi semeado no coração.
2. Solo rochoso. ( Fé; Igreja ) Ouve e recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo. Têm pouca duração. Não suporta a angústia e perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
3. Entre os espinhos. (mundo/ vaidades) Estes ouvem a Palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
4. Terra boa. (Bom ouvinte ouve e pratica) Ouve e a compreende, guarda a Palavra dentro do coração e passa a dar frutos na medida de sua capacidade.


QUATRO TIPOS DE ATITUDES QUE AFASTA O CRENTE DA CONGREGAÇÃO
1. Falta de perseverança. (Tenacidade) e obstinação. “ E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que persevera até o fim, este será salvo.” Mateus 24:10-12
“ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do senhor, sabendo que, no Senhor o vosso trabalho não é vão.” I Coríntios 15:58 “ Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” I Coríntios 16:13
Existem alguns atributos que fazem parte daqueles que vence na vida: Fé. Força. Perseverança. Tenacidade. Obstinação. Poder. (Provérbios 24:10 )
Como bom soldado de Cristo, precisamos suportar lutas, privações, pressões, adversidades e ficarmos firmes. II Timóteo 2:3-7
2. O Pecado. Hebreus 10:26
Muitos deixam a congregação porque estão em pecado, e essa atitude traz anemia, fraqueza e pouca ou quase nenhuma vontade de ir ao templo. O pecado paralisa, traz sentimento de culpa, fuga, abismo e morte.
Os pecadores não permanecerão na congregação dos justos. Salmo 1:5
O orgulho é um sentimento perverso que ocorre quando se está em pecado: Não se humilhar; não reconhecer seus erros; não pedir perdão; culpar os outros pelas suas próprias fraquezas e derrotas.
A não ida ao templo quando se têm condições já é um pecado; trocar a adoração a Deus por outras cousas é um indicativo de idolatria. “ Eu amo senhor, a habitação da tua casa, e o lugar aonde tua glória assiste.” Salmo 26:8 “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro está à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”Salmo 84:10
3. Falta de temor a Deus.
A nossa salvação deve ser desenvolvida com temor e tremor. Filipenses 2:12 O temor do Senhor é o principio da sabedoria. Provérbios 1:7; 9:10 O temor do Senhor conduz a vida. Provérbios 19:23
No Temor do Senhor tem o homem forte amparo, e isso é refugio para os seus filhos. Provérbios 14:26 O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte. Provérbios 14:27

4. Falta de vigilância.
“ Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço. Pois há de sobrevir a todo ps os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder, e está de pé na presença do Filho do homem.” Lucas 21:34-36
“ E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no principio cremos. Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obra das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante ás suas concupiscências.” Romanos 13:11-14
QUATRO TIPOS DE ATITUDES QUE A IGREJA DEVE TER PARA COM IRMÃOS FALTOSOS
1. Não julgá-los. (Mateus 7:1,2)
2. Manifestar amor. (Perdoando)
3. Suportá-los.“ Suportai-vos uns aos outros…” (Colossenses 3:13
4. Carregar as cargas uns dos outros. Gálatas 6:1-3
A permanência no templo é a sobrevivência espiritual do crente, que o manterá com a chama acesa do Espírito Santo, afim de que na Volta do Senhor Jesus, não seja encontrado com àqueles que não se prepararam devidamente para esse bendito Dia. Mateus 25:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixem aqui os seus comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.