DEUS TEM UM PROJETO DE VIDA PARA CADA UM DE NÓS.

(João 10:10b.)"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"!

Pr.Vagner Moraes

Pr.Vagner Moraes

Translate

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CASTIGO X PALMADAS.


Aprovado nesta quarta-feira (14/12/2011) pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei que proíbe que crianças e adolescentes sejam punidos com castigos físicos, incluindo a conhecida palmada, pode ser "inócuo", na avaliação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Para o presidente da ordem, Ophir Cavalcante, a lei só surtirá efeito se for implementada em conjunto com políticas públicas de educação familiar.

"A lei, sozinha, pode ficar sem eficácia, pois a palmada como forma de educar é algo cultural neste país, herdada do colonizador português. Temos de ter campanhas educativas e de planejamento por parte do Poder Público para informar as famílias sobre a melhor forma de ensinar as crianças. Esse é um dever do Estado que, lamentavelmente, não tem estrutura para isso. A lei pode cair no vazio", argumentou Cavalcante

Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo. Prov. 19:18.

O texto original hebraico não menciona a possibilidade de castigar o filho a ponto de matá-lo. Ao contrário, a mensagem é “castiga a teu filho, enquanto há esperança”, porque se não o fizeres serás responsável por sua morte.

O verbo castigar, em hebraico Yassêr, envolve a idéia de instrução e repreensão. Mediante a instrução, você planta a semente do conhecimento na vida do filho. Através da repreensão, tira as ervas daninhas que aparecem espontaneamente.

Ensinar é uma experiência fascinante. Nas últimas férias, viajei acompanhado de minha netinha de um ano e meio. Era impressionante vê-la repetindo as palavras. Os tios, tentando ensiná-la a fazer alguma coisa nova, e ela, ávida por aprender. Pessoalmente, gosto de ensinar. É como se a gente se dividisse em mil pedacinhos para viver no coração de outras pessoas.

Mas ensinar é apenas a metade do processo educativo. A outra metade, tão importante quanto a primeira, é a repreensão, ou castigo como o chama a Bíblia. Aqui não se fala necessariamente do castigo físico, embora do ponto de vista bíblico ele tenha lugar na educação.(Provérbios 23:13,14 e 29:15) A idéia do texto é chamar a criança para o bom caminho quando, levada pelos instintos, se aproxima perigosamente do precipício.

A tendência moderna de excluir o castigo na formação da criança é temerária e pode ser fatal. O que você faria se o seu filho pequeno se aproximasse do abismo? Dialogaria. Correto. E se insistir? Continuaria dialogando, muito bem. E se ele continuasse insistindo? Você o retiraria dali? A vida está cheia de precipícios e abismos morais. Eles não envolvem apenas perigos físicos. Têm conseqüências eternas. Portanto, não se omita. Discipline, instrua e repreenda. Mostre o caminho e chame a atenção quando for preciso.

Não basta ser pai. Tem que disciplinar. Disciplinar é amar. Corrigir é ser responsável. Você não está sozinho nessa dura tarefa. O Deus que lhe deu os filhos como um presente de amor, saberá orientá-lo na educação deles.

Que Deus o abençoe. “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.”

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


VEM CHEGANDO O NATAL

Natal,que deveria perdurar em nossos corações durante todos os dias de nossas
vidas, já começa a tomar conta de nós. Já estamos nos preocupando com os
presentes que vamos dar e, ao mesmo tempo, curiosos em saber quais os que vamos
ganhar. Eu, particularmente, neste ano, ganhei muitos presentes. Ganhei lições
de vida que jamais esquecerei; ganhei um pouco mais de humildade e isso,
confesso, estava me fazendo falta; ganhei o dom de compreender, ao menos
tentar, um pouco mais as pessoas; ganhei forças para vencer as dificuldades que
me surgiram; e dentre varias outros presentes, todos de grande valia, ganhei a realização de está construindo a minha casa própria que já esta em faze terminal .São tantos os presentes que realmente não
conseguiria retribuí-los da forma que gostaria de fazê-lo. Assim, à Deus,
entrego minha alma e minha fé. A minha esposa O meu amor e a minha fidelidade Aos meus familiares, pessoas de suma importância
em minha vida. Às amizades o meu coração, meu respeito, meu carinho.
Pastor Vagner Morais